Home

Ou como fazer uma vela cheia de surpresas dentro, que só aparecem quando todos estão sentados à mesa e rapando o prato.

Quem é mãe sabe que aquela cena da família feliz reunida na mesa onde todos estão calmos, tranquilos e até felizes só acontece nos comerciais de margarina ou em alguns dias onde os astros se convergem e unidos de sabedoria superior (literalmente) decidem que você merece uma refeição em paz. Mas como os astros oscilam muito e algumas posições astrológicas acontecem hoje para se repetir só daqui a centenas de anos, precisamos fazer o que podemos aqui mesmo na Terra para garantir o pão nosso de cada dia sempre com um toque de margarina.

Na escola dos meus filhos, existe uma família que cria abelhas para ajudar a preservá-las. Sim, se não sabe, as abelhas estão em risco de extinção. Se quiser, este artigo explica: http://www.crn3.org.br/atualidades/revistas/arquivos/nutrir_04_13.pdf

Então como tínhamos a cera, decidimos fazer essas velas.

Agora a parte prática.

Você vai precisar de:

– Molde para vela. Ou uma lata, mas pense que vai precisar tirar a vela de dentro, então a lata não pode ser mais estreita na abertura. E se for abrir uma lata de alimentos, precisa retirar todo o excesso de alumínio da ponta caso contrário vai atuar como garras e travar a saída da vela.

– Barbante.

– Um pedaço de madeira ou palito de churrasco. Quanto mais forte, melhor.

– Surpresinhas pequenas. Quanto menores forem, mais fácil e rápido para fazer a vela.

– Cera de abelha.

Os passos:

Cortamos a “pedra” de cera em pedaços. (trabalho pesado, mas quem não precisa trabalhar os famosos músculos do “tchauzinho”?)

Processed with VSCOcam

Colocamos os pedaços para derreter. Usamos essa panelas elétricas tipo aquelas usadas para derreter cera de depilação. Mas banho maria também funciona.

Processed with VSCOcam

Enquanto isso preparamos o pavio. Um barbante onde amarramos um peso no fundo (uma pedra ou coisa qualquer para pesar e dar firmeza no barbante, caso contrário, quando puxar, sai o barbante todo na sua mão). Pegue esse barbante com o peso amarrado e mergulhe na cera líquida. (para isso, um pouquinho da cera derretida já é suficiente) Coloque o peso no fundo do molde e deixe um longo fio para fora. Esse fio é enrolado a um pedaço de madeira para depois ficar mais fácil puxar a vela do molde.

Processed with VSCOcam

Ainda enquanto a cera derrete (demora um pouco) separe as surpresas que quer ter na vela. No nosso caso, colocamos coisas muito simples: conchinhas da praia, pedrinhas coloridas, ou todo tipo de coisa que fica nas gavetas e caixinhas, são fofinhas mas não tem utilidade. Uma das mães levou alguns brincos que perderam o par. A magia da surpresa sair da vela é o que faz dela um tesouro.

Cera derretida, surpresas separadas, comece a preencher a sua vela. Coloque um pouco de cera com uma colher, espere secar até o líquido escuro virar uma espécie de cola. Espere solidificar um pouco e coloque a surpresa. (Note, se não esperar solidificar as surpresas vão todas cair para o fundo. Então é importante esperar) Repita esse passo quantas vezes forem necessárias até preencher todo o molde ou lata. No meu caso, levou 45 minutos.

Feito isso, deixe um dia de repouso e puxe a vela para fora do molde. Se não sair, deixe ela por alguns minutos no freezer. Então é só puxar a vela pelo barbante com o pauzinho que você colocou e pronto! Reúna todos na mesa e ascenda essa chama.

Processed with VSCOcam with f2 preset

Na minha casa, a regra foi, um ascende a vela, o outro ganha a surpresa e vice-versa. Porque ascender o fogo de uma casa também é um grande tesouro. E olha a primeira conchinha aparecendo!

Processed with VSCOcam with g3 preset

Sobrou cera derretida? Faça uma decoração usando forminhas de gelo de silicone. Eu fiz uma abóbora e usei para decorar a mesa do Halloween. : ) Também mergulhei essas folhas na cera e coloquei brilhos dourados. A cera faz as folhas secas não quebrarem.

Processed with VSCOcam with g3 preset

Não encontra cera de abelha? A receita funciona com parafina ou outro tipo de cera para vela. Funciona até para você derreter aqueles toquinhos de vela que tem pela casa que não estão servindo para nada. Reciclar também ajuda a preservar as abelhas.

Processed with VSCOcam with m5 preset

Por Cris Leão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s