Home

Receita de preparo rápido para você comer bem como merece.

Você é do tipo que arruma a mesa no capricho para a família mas quando é para você, come em pé na cozinha? Está na hora de fechar a geladeira e abrir a porta da esperança.

A mãe é a base da família. E às vezes é pesado perceber que você como base, nunca pode estar quebrada ou estatelada no chão sem nenhuma estrutura. Mas olhe pelo lado bom, cuidar bem de você, é cuidar bem de todo mundo. E é por isso que, naqueles breves momentos de solidão, arrumar um prato bem lindo só para você pode fazer um bem que nem imagina. Aliás, quando é que comer bem fez mal?

Vou abrir um breve parênteses e se você só está interessado na receita, pode pular este parágrafo e nossa amizade vai continuar igual. Um dia desses, conversando com uma amiga terapeuta fiquei chocada de saber o número de mães que estão tomando anti-depressivos. Sabemos que muitas mães passam por fases difíceis na criação de filhos pequenos. Principalmente quando são 3, ou mais e às vezes a energia vai embora junto com a vida pessoal e a identidade. Mas por isso mesmo é tão importante buscar formas de sentir prazer. Mesmo os pequenos. O prazer alimenta a alma e por isso te reconecta de novo com sua essência. E você e sua essência formam um belo par. Eu sei que “se cuida” é uma das frases que mais ouvimos nessa vida e talvez por isso tenha até perdido o sentido. Mas a verdade é: Já que não dá para ter de volta as noites de sono, a vida sem tanta preocupação, seu tempo, seu sofá e sua privacidade como eram antes, pelo menos dá para tentar recuperar pequenos prazeres e se levar a sério, do mesmo jeito que leva a sério a família. Outro dia ouvi no rádio “uma mãe nunca vai falar para os filhos as barbaridades que fala para si mesma como: Que cabelo é esse?! Burra! Você está ridícula!”. Triste isso, né? Então coloca lá na lista de funções: se levar para passear, andar devagar pelas ruas, respirando e reparando na natureza ou em tudo que é beleza para você. (15 minutos que seja) Tomar aquele cappuccino naquele café gostosinho que tem na sua cidade. E até mesmo, porque não, fazer uma refeição só para você, mas nem por isso, com pouco glamour.

Eu sou péssima na cozinha. Não tenho nenhuma paciência para comprar aquela lista enorme de ingredientes que ficam a vida toda no armário porque é um pitada no prato do dia e outra, sabe Deus quando. Por isso gosto de receitas práticas, rápidas e quando dá para ter tudo isso e ainda ser saudável e bonita, coloco a mão na massa, ou na salada!

Esse prato foi ensinado pelo próprio Jaime Oliver para a mãe da minha amiga Vanessa Guimarães do blog Viva-Miami. Glamour, muito glamour e apenas 10 minutos na cozinha.

Ingredientes:

Batata Rosti ou Harsh Brown (aquela batata ralada crua). Eu comprei congelado, mas dá para fazer em casa. Aqui 

Salmão defumado

Sour Cream (Eu comprei pronto, mas também é muito fácil fazer. A receita está aqui.)

Salada de rúcula

Modo de Preparo:

Prepare sua batata Harsh Brown da maneira que preferir (congelada ou feita na hora). Você pode fazer uma grande quantidade de uma vez (virando na frigideira por inteiro) e depois cortar os pedaços para cada prato ou só preparar porções individuais na frigideira e assim fica mais bonito ainda.

Coloque o salmão defumado (já no prato que for comer)

Agora a salada de rúcula

Misture um pouco de pimenta do reino e sal no sour cream para dar gosto. E coloque uma colherada cheia bruscamente no prato para o sour cream ter a forma arredondada e ficar ainda mais charmoso no prato. (como se fosse sorvete)

E para finalizar, uma pitada de azeite. Ou quanto quiser, é só para você!

Agora respire fundo, coloque sua música de preferência e aproveite. Se a gente é o que come, você acaba de ficar prática, bonita, gostosa e cheia de ômega 3.

Claro que essa receita também é ótima para fazer bonito para as visitas. Foi assim que fiz pela primeira vez, até experimentar fazer bonito para mim mesma.

Nota de rodapé: Sou tão ruim de cozinha que mesmo seguindo a receita, eu inverti a ordem dos ingredientes no prato. Como você pode reparar na foto. Mas rir de si mesma é uma sobremesa que sempre cai bem.

Por Cris Leão

4 pensamentos em “Mesa para um

  1. Tia Cris.. hoje o almoco aqui vai ser com a sua receita!!! Com certeza vamos provar e aprovar!! Tem tudo o que a gente adora!! Beijos

    • Que delícia, Jana! Aproveitem! Fico feliz que tenha gostado. Depois vamos publicar uma receita sua também? Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s