Home

casinha_waldorf

Semana passada fui eu que não tive tempo de escrever uma única palavra para o blog. Estava empenhada em ajudar meu filho a terminar o projeto mais importante do terceiro ano da escola Waldorf, a casa. Ah, essa casa… As crianças começam, desde o primeiro semestre, a estudar casas. A professora fala de cavernas e castelos, iglus e palafitas. No segundo semestre, chega a hora de construir sua própria casinha com o auxílio dos pais, como planejarem e desejarem, desde que usem suas próprias mãos. Há dois aprendizados essenciais a essa idade no momento dessa construção. Um deles é a importância de se fazer um trabalho totalmente manual, o que se torna cada vez mais raro no mundo hi tech em que vivemos. As crianças serram madeira, pintam, moldam pequenos móveis, imaginam até não poder mais.

casawaldorf7

Tinha casinha com rede (tricotada pelo próprio aluno), sobre palafitas, com móveis de origami, com jardins incríveis feitos com musgos e cristais, com horta no telhado, casa encrustada na montanha, castelo medieval, iglu de sabonete. O outro lado desse processo tem a ver com o espírito. Como já contei em um outro post, aos 9 anos é que a alma realmente chega à Terra, deixando de vez o mundo espiritual em que ainda habitava, em partes. Por isso a criança se torna menos avoada e mais terrena. E, para chegar à Terra com tudo, precisa de uma casa, que é o seu corpo. Construir uma casinha é uma linda metáfora para preparar a chegada desse espírito com toda a sua vontade – além de ser uma oportunidade de perceber para quê esse corpo serve e do que ele é capaz. Não foi por coincidência que, no dia em que o Antonio terminou sua construção, vi nos olhos dele um olhar de quem estava aqui de verdade, de corpo inteiro. E não aquele menino distraído de sempre. Ver o que seu filho é capaz de realizar, isso sim não tem preço. As crianças podem, basta deixá-las fazer.

casa_Waldorf5

Um pensamento em “Pedagogia Waldorf – A casa da alma

  1. O seu cuidado com seus filhos é lindo e puro e só poderia receber deles a mesma beleza e pureza….uma benção!!! bj no core, querida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s