Home

Ou como fazer um calendário de advento.

Na escola Waldorf onde meus filhos estudam (mas também nas Waldorfs onde passei em São Paulo) fazemos um bazar de Natal para arrecadar dinheiro para a escola. Semana passada fizemos este calendário de advento. Funciona assim: em cada “bolsinho” vai aparecer uma surpresa como uma pequena história enrolada em um papel, ou pedrinhas, mini doces e castanhas. Ainda não está acabado (falta uma cordinha com uma estrelinha dourada que vai ficar pulando de um dia para o outro) mas achei legal dividir a ideia porque é super simples de fazer e dá para cada um fazer do seu jeito, sem muita chance de dar errado.

Primeiro corte o molde em um papelão. Nós usamos uma régua para ter certeza de que os lados iam ficar iguais. Depois faça o molde dos bolsinhos e tenha a certeza de que vão caber os 24. Então é só soltar sua imaginação para fazer cada bolsinho como quiser. Dica: colar em feltro é muito difícil. Qualquer borradinha, fica muito sujo. Então o que parece ser o mais fácil, na verdade, não é. Procure pela casa aquelas coisinhas fofas que às vezes vêm nos embrulhos de presente, ou nas etiquetas de roupas, ou até mesmo miçangas de bijuterias que não gosta mais.

Aqui o passo a passo do ponto lateral. É super simples mas como acho que esse é um ponto fundamental para unir os dois lados da árvore, aqui vai: (colocamos dois lados para ficar mais encorpada)

Imagem

Insira a linha no feltro.

Imagem

Antes de puxar toda a linha, passe a agulha por baixo.

Imagem

Termina de puxar a linha e pronto! Esse ponto é ótimo de ser usado em vários trabalhos com feltro.

Agora o ponto que fiz para os números:

antes que eles cresçam

Eu sei que parece óbvio, mas decore que a única vez que você coloca a agulha nessa posição para esse ponto, é quando está começando.

antes que eles cresçam

Simule um C no ar e venha puxando a agulha.

antes que eles cresçam

C ou arco formado.

antes que eles cresçam

Desse jeito, sem puxar completamente a linha, enfie a agulha no arco.

antes que eles cresçam

Depois puxe toda a linha e vai ficar assim.

antes que eles cresçam

Agora enfie a agulha dentro do pequeno arco e levante (só um pedaço) perto ao primeiro ponto.

antes que eles cresçam

Face um arco novamente e segure a linha para puxar a agulha.

antes que eles cresçam

Este tem que ser o resultado. E siga em frente. Se errar, não desanime. É fácil desmanchar e fazer de novo. Eu demorei algumas vezes até pegar o jeito. E como é gostoso conseguir fazer! Segundo a Antroposofia, fazer trabalhos manuais, errando, se desafiando e se superando é o que nos ajuda a fortalecer o “willing”, ou prontidão, disposição, aquela energia para fazer as coisas. Já reparou que algumas pessoas têm muita energia e fazem muitas coisas e outras têm pouca energia e não fazem nada? É por isso. Fazer é poder. Fazendo, a gente alimenta a alma e ela pede mais.

Espero que tenha dado para entender. Se você também tem alguma boa dica de decoração de Natal fácil de fazer a mão, passe para a gente!

calendário de advento

Por Cris Leão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s