Uma ida ao shopping parece ser uma coisa inofensiva, não é? Dê uma olhada nesse video feito pelo meu filho, na época com 5 anos. As imagens frenéticas, a exposição de valores perversos (como a eterna busca pela juventude fazendo da velhice um xingamento), a sexualidade (ou exposição do corpo feminino como objeto), e claro, o consumo são as coisas que o meu filho estava vendo e também é provavelmente o ponto de vista da sua criança quando vocês vão passear no shopping.
Vamos lembrar que as crianças são mais sensíveis, ainda estão formando seu corpo fisíco e emocional. Isso faz com que sejam mais frágeis (pressas fáceis ao apelo visual) e ao mesmo tempo, precisam dos estímulos corretos. E isso, a natureza tem de sobra. Dia de chuva? Dê uma olhada nesse blog para ter várias ideias de como fazer brinquedos em casa e se divertir com seu filho sem gastar muito. E lembre também que a criança tem muita imaginação. Para eles papel, revistas velhas, cola, tinta ou lápis de cor já é o bastante. E por que não aproveitar que o Natal está chegando e fazer os cartões de Natal para a família? Aposto que todos vão adorar. (inclusive, seu filho)
Por Cris Leão
Quer mais dicas do que fazer com as crianças para o Natal? Veja os links abaixo.
Shopping nunca foi minha praia com crianças. Só vou quando tenho que comprar alguma coisa e evito ao máximo que eles estejam juntos. Mas nunca tinha pensado por esse lado da quantidade de estímulos (e preconceitos) a que eles estão expostos. Bela observação!
Rosa
Le Paquet