Home

brancadeneve

Responda rápido: como é a Branca de Neve? Quando ouvimos essa pergunta do pediatra, eu e meu marido, à época, respondemos de pronto: oras, uma mocinha de cabelo preto pelo ombros, franjinha e laço vermelho na cabeça, vestido azul e amarelo. Enfim, mas que pergunta, hein? É a Branca de Neve clássica, aquela dos desenhos, quem não sabe?! Ele, então, insistiu. “Não, não, essa é a Branca de Neve do Walt Disney, mas a história existia muito antes disso. Como é a princesa da imaginação de vocês?”. Silêncio. Pensei, pensei e não consegui imaginar nada diferente daquela que vi minha infância inteira e ainda hoje vejo por aí na forma de fantasias usadas pelas garotinhas fofas. “Tá vendo?” ele nos explicou. “Esse é o poder que os desenhos têm sobre as crianças. E é por isso que eles não ajudam muito esse mundo de fantasia essencial ao desenvolvimento infantil”. É que as princesas imaginadas pelas meninas de hoje não são mais as princesas da cabeça de cada uma, com cabelos como quiserem, vestidos como sonharem e sapatos como criarem em sua fantasia. São as princesas da Disney ou de qualquer outro desenho, aquelas que são mostradas pela TV, nos livros, nas revistas, nos álbuns de figurinhas, livrinhos, gibizinhos, bonequinhas, desenhos etc etc etc. Os heróis imaginados pelos meninos também não são mais os príncipes valentes ou os piratas que só existiam na imaginação de cada um. A TV, o cinema e toda a enxurrada de imagens a que nossos filhos têm acesso, na verdade, acabam contribuindo para nivelar sua capacidade única de imaginação a uma reprodução do que foi visto na tela. Logo, não são inofensivos, não. Deixam pouco espaço para o sonho e a criatividade que alimentam a beleza da infância.

3 pensamentos em “Afinal, qual o problema de criança ver TV?

  1. Ah, por favor!!! Façam um anuncio em rede nacional com esse texto!!!!!!!!
    Vou divulgar na minha pagina do facebook (facebook.com/programamaedeprimeiraviagem) preciso que as pessoas entendam PORQUE eu não gosto que minha filha veja TV, porque nao quero que deem dvds… !!!!

    • Oi Silvia, acho que nenhuma TV vai querer veicular…rs. Mas que bom saber que você também está cuidando disso. Um beijo e até logo!

  2. Eu não sou ainda tãoo radical,mas o tempo em frente a TV tem sido reduzido aqui em casa.DVDs nunca gostei….mesmo antes de ler textos como esse alguma coisa me dizia que TV não é bom pra criança..que esses personagens não são aconselhavéis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s