Home

Para 2014, minha resolução é entender de uma vez por todas as lições que a vida fica dando repetidamente e eu teimo em ignorar:

–       Paciência é a uma grande dádiva e não nasce em árvore, é importante cultivar;

–       Organização é a chave para tudo – parece chato, mas faz o tempo render e nada é mais legal que isso;

–       Se toda vez que você faz Pilates se sente bem, melhora a postura, melhora a concentração, melhora o sono, então faça Pilates!

Também tenho resoluções para meu marido: Filmes de catástrofes e seriados com pessoas em perigo são sempre a mesma história. Então este ano vou deixar o controle remoto e a decisão do cinema 100% nas mãos da minha esposa.

Mas tem mais uma pessoa aqui em casa que precisa rever seus comportamentos para o ano novo. Aqui está a minha lista de 15 resoluções para minha filha, de 4 anos:

–       Entender que antes de começar a chorar é mais efetivo explicar o motivo do choro. Exemplo: machuquei buáaaa, caiu xampu no meu olho buáaaa, mordi minha língua buáaaaa. Uma pista sempre ajuda a resolver o problema, muito mais do que simplesmente acionar o alarme que está deixando a mamãe surda.

–       Escovar os dentes é uma atividade essencial, banal e corriqueira. Então é melhor que não seja um drama. Não precisa gerar uma briga de 15 minutos que muitas vezes acaba com a mamãe escovando os meus dentes com uma mão e segurando os meus braços com a outra mão e minhas pernas com as pernas dela. Se algum dia um vizinho assistir essa cena, minha mãe vai ter problemas com a polícia.

–       Não é porque o cachorro é fofinho e peludo e a gata é fofinha e bebê que eles são bichinhos de pelúcia. Eles não gostam de ser esmagados.

–       As brincadeiras do meu irmão às vezes são bobas e irritantes. Mas é bem mais efetivo sair de perto do que tentar bater nele – ele é muito maior e sabe golpes de karatê.

–       Vou tentar ter um pouco mais de paciência quando a mamãe quiser fazer um penteado no meu cabelo. Coitada, ela não deu tanta sorte com o cabelo quanto eu, então não custa nada deixar ela se divertir um pouquinho.

–       Vou aprender a apreciar ou aceitar sem gritos quando escuto a frase “hora do banho”. Eu sempre me divirto lá. Mamãe tem oléos coloridos com cheirinho, me deixa brincar na banheira, não lava meu cabelo todos os dias. É…pensando bem, não vejo a hora de chegar a “hora do banho” de hoje.

–       Ainda que eu goste muito de ser carregada pelo meu pai e pela minha mãe, esse ano eu vou surpreendê-los. Vou andar com meus próprios pés.

–       Mesmo eu aprendendo a andar com meus próprios pés, de vez em quando, ainda vou pedir colo para os meus pais. (quando eles estiverem sentados) Eu ainda sou a bebezinha para eles.

–       Mesmo sendo uma grande fã de doces, vou tentar comer as comidas salgadas com a mesma alegria e entusiasmo. Principalmente aquelas feitas pela minha mãe.

–       Eu entendo que tenho 4 anos e por isso aprendi inglês com muita facilidade. Não vou mais ficar corrigindo a pronúncia da minha mãe – o tempo todo.

–       Quando eu não gosto de uma pessoa, vou tentar não deixar isso tão claro. Principalmente se minha mãe estiver por perto.

–       Vou me esforçar para gostar de todas as crianças da escola. Principalmente aquelas que são filhos das mulheres que minha mãe mais gosta.

–       Se a preferência pelo meu pai continuar neste ano, vou deixar isso menos escancarado.

–       Vou deixar de lado aquelas roupas velhas, aquelas calças que estão no joelho e dar uma chance às roupas novas que eu ganho.

–       Se eu gosto de pentear o pêlo do cachorro, colocar colar nele, coroa, óculos escuro, tudo bem se minha mãe quer me arrumar também. Esse ano eu vou topar ser a boneca dela! Pelo menos nos dias de festa.

–       E vou continuar sendo essa menina doce, cheia de imaginação e que acredita que no jardim vivem vários gnomos. Minha mãe adora isso!

E assim, feliz ano novo! Desejo mais horas de sono, mais banhos tranquilos sem ninguém batendo na porta e sobremesas não repartidas para todo mundo!

Por Cris Leão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s