Home

No começo de dezembro, fui em um workshop para pais na escola dos meus filhos. A professora foi a Rachel Ross, autora do livro “Adventures in Parenting”, Euritmista Curativa, mestra em Dificuldades de Aprendizagem, Coordenadora da Formação em Extra Lesson no Canadá, Espanha, Irlanda e docente na escola Waldorf de Nova York.

Vou passar aqui o resumo do que foi falado. Alguns pontos já foram abordados no blog, mas ai a gente fica com aquele orgulho de “isso eu já sei”. E se tiver oportunidade, leia o livro. Pelos comentários na internet, é como ter uma avó cheia de bons conselhos. Já pensou que maravilha?

12 pensamentos que podem ajudar MUITO na tarefa de ser pais:

1 – Para ser pai e mãe sem culpa: Ame e perdoe. Volte atrás. Crianças sabem desculpar.

2 – Tudo bem ficar nervoso, nós precisamos ser sinceros. Mostre seus verdadeiros sentimentos. Entenda que a criança sabe o que você está sentindo por dentro. Não adianta fingir.

3 – As crianças escutam tudo. E elas imitam. Então se não quiser que seus filhos repitam todos os seus defeitos, preste atenção no que fala na frente deles.

4 – Como a criança passou a noite determina como ela vai agir durante o dia. Crie um ritmo noturno e respeite.

5 – Não fale muito, não explique muito. Eles não precisam saber tudo o que está acontecendo. Eles só precisam saber que você está no controle. Por exemplo: a criança está nervosa porque está com sono e começa uma discussão com você, não adianta discutir. Você é o adulto e sabe que ela está com sono, então coloque para dormir.

6 – Conversamos com eles como se fossem adultos. “O que você está sentindo? O que você quer?” E eles não conseguem fazer isso porque ainda não tem consciência formada e isso é estressante para eles. Os pais agora super estimulam o intelecto, mas incapacitam a criança de fazer coisas. Você não pode imaginar a quantidade de coisas que uma criança com 5 anos é capaz de fazer. E elas precisam construir a sua independência. As crianças precisam ter pequenas tarefas em casa. Não coisas muito amplas como “arrume seu quarto” mas pequenas e claras funções como: guardar o sapato, arrumar a cama.

7 – Muitas pesquisas científicas apontam que a parte do cérebro ligada a escrita à mão é muito maior do que a parte que usamos para escrever no computador. Por isso estimule o seu filho a escrever à mão, pintar, colorir.

8 – Escute (entenda) as crianças e preste atenção. O jeito que ela está tem uma razão. Nós precisamos descobrir qual é. Entender o que está por trás do que está acontecendo.

9 – Controle é relacionado ao medo. Então relaxa. Nós estamos praticando. Permita-se cometer erros. Hoje tudo é racionalizado demais. Paciência com sua criança e com você mesmo.

10 – Os pais são os primeiros professores. Entenda que seu papel não é brincar ou agradar, é educar.

11 – Fez tudo errado hoje? Amanhã é outro dia. E seu filho te ama.

12 – E o mais bacana e importante de tudo: Ouça suas memórias de infância. Repita as boas memórias e tente refazer as negativas. Ser pai é ter a chance de reviver a infância. Então aproveite.

scott campbell Antes que eles crescam

Agora dê uma olhada nessa foto acima. (Trabalho do artista Scott Campbell feito com cortes a laser em notas reais de dólar. Exposto na Art Basel Miami 2013) Acho que é sempre bom lembrar que se o seu filho só te ouve falar de dinheiro vai crescer achando que é só isso que importa na vida. E como disse Dalai Lama “Se você traz um coração quente no seu peito, você tem auto confiança. Não tem medo e tem paz interior. Por isso é muito importante que os pais ensinem valores internos para seus filhos.”

E boa sorte para todos nós. Ninguém falou que ia ser fácil, mas todo mundo falou que ia ser maravilhoso.

Por Cris Leão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s