Home

Época de festas, sejam cristãs, judaicas, budistas ou qual for a sua praia, é sempre um momento em que a gente lembra que pode se ligar ao que é sagrado. Aliás,  mesmo que não tenha religião nenhuma. Para as crianças vale o mesmo. E, como elas são naturalmente conectadas, é muito fácil puxá-las para tirar um tempinho e se aproximar do que é do espírito nesse mundo tão material. Pois bem, semana que vem já é Páscoa e vai ter aquele monte de chocolates que não nos deixa esquecer. Mas além das calorias e das espinhas que virão com elas, é também época de renascimento. Nos tempos antigos, comemorava-se a Páscoa no hemisfério norte com símbolos desse renascimento: depois do inverno rigoroso, o que sobrevivia ao frio florescia junto com a primavera. E por isso a lagarta que vai renascer como borboleta é uma simbologia usada nas escolas Waldorf dos países de clima mais frio. Por aqui é diferente, mas a lagarta continua sendo uma imagem que as crianças amam. Reuní algumas atividades pra fazer com seus filhos e aproveitar o friozinho do outono em casa, se ele chegar…rs. Ou não. Uma coisa posso dizer: meu filho adora e ainda me cobra prepararmos a casa para as festas e comemorarmos juntos essa data de algum jeitinho. Mesmo que seja de uma maneira bem simples, acho que essa preparação marca as crianças e elas levam a lembrança pra sempre.

Árvore seca – Com um galho que você pega em qualquer pracinha, dá pra fazer um cantinho de Páscoa em sua sala. Enfie o galho em um vaso, recolha folhas secas de várias cores com seu filho no final de semana ou recorte algumas em papel crepom e cole nela. Nela você pode encaixar uma cestinha de palha e encher de ovinhos coloridos. A árvore, que foi uma semente, uma plantinha e que se renova a cada estação, é um dos símbolos do renascimento que a Páscoa traz para a nossa alma.

Ovinhos pintados – Primeiro, esvazie alguns ovos brancos. Faça um furinho com um arame em cada extremidade e assopre uma das duas até sair tudo lá de dentro. Leva cerca de um minuto. Depois, encha o ovo com água e vinagre e deixe de molho uma hora pra limpar e não ficar um cheiro horrível depois. Enxague e estão prontos para pintar. Você pode picar pedacinhos de papel crepom, umedecê-los e dar para as crianças grudarem nos ovos. Quando estiverem secos, eles se soltam, deixando uma cor bonita. Aí vocês podem pintar e desenhar com giz sobre eles.

Pão – O trigo que se transforma em pão também é um símbolo para esse momento do ano. Na escola, as crianças da terceira série acabaram de aprender como se faz. Em algumas escolas, elas chegam a plantar trigo, depois vão colher e ao final fazem seu próprio pão, que distribuem para os colegas de classe em classe. Foi o que fizemos aqui em casa: pãezinhos em formato de coelhos moldados pelo Antonio e por mim. Não somos nada bons nisso, mas quem se importa? O legal é fazer.

foto

 

 

 

foto

 

 

foto

 

A foto dos ovos é do site LuSa Organics.

Por Fabi Corrêa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s