Home

Várias leitoras me escrevem aqui achando que é uma injustiça quando a gente fala que as mães têm que fazer isso ou aquilo enquanto os pais continuam levando a vida normalmente. Bem, não acho que todos os homens sejam assim. Eu mesma tive um marido bem participativo e sei que muitas outras mulheres tem um companheiro de verdade para criar os filhos. Mas também sei que muitos homens não sabem o que fazer pois, se muitas de nós sonhamos a vida toda com a maternidade e temos o instinto pra nos ajudar, eles não. Mas e então, qual o papel do homem quando chega um bebê em casa?

Acho que é cuidar da mãe. É o mais importante para uma mulher que se vê afogando em fraldas e às vezes insegura com o primeiro filho. Nesse momento, o bebê é muito dela. Metade do tempo é ela quem vai estar com o bebê no colo dando de mamar e na maior parte do dia é ela quem vai estar em casa (já que a licença-paternidade é de absurdos 5 dias!). Mas ela vai estar cansada, ansiosa, preocupada com tudo o que precisa aprender ou se acostumar a fazer. Ela vai precisar da confiança de que alguém está lá por ela, aconteça o que acontecer.

É muito bom saber que teremos alguém por perto para enfrentar toda a mudança que está por vir, seja para dar apoio moral, segurança financeira ou para trocar as fraldas. Cada casal vai encontrar a medida desse apoio, mas se você, papai, está ai em casa se sentindo meio de lado depois que o bebê chegou, saiba que você ficou mais importante que nunca.

É você, papai, quem pode dar essa tranquilidade à mãe. Para que uma mulher possa amamentar e ter leite suficiente para seu bebê, estar tranquila e segura é tão importante quanto beber água. É você, papai, quem pode dar algum descanso à mãe, se oferecendo para acordar à noite no momento em que seu novo bebê já abandonou as mamadas noturnas, para que sua mulher enfim possa dormir algumas horas. E, se você puder proporcionar (ou vocês combinarem isso juntos) uma licença-maternidade estendida para que ela não tenha que deixar o bebê em casa aos quatro meses para trabalhar, se for o que ela quer, garanto que nenhum presente poderá ser maior para a sua nova família.

Sei que alguns pais se sentem excluídos ao ver sua mulher olhando o dia inteiro para aquele bebezinho, mas esses primeiros meses logo passam e ela vai lembrar novamente do companheiro maravilhoso que você foi no momento mais importante desse novo momento de vida.

Por Fabi Corrêa

Um pensamento em “Papai, esse post é pra você

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s