Home

Convidei a Milena, mãe do Henrique e dona da Pratik, empresa de organização pessoal,  para ensinar como organizar o quarto das crianças. Assim a gente não passa o dia procurando roupinhas ou aquele brinquedo desaparecido. Coragem e boa sorte.

Quando fui convidada para fazer este post, pensei em dar dicas úteis e simples. Daquelas que podemos MESMO fazer em casa de forma fácil e sem muitos apetrechos. São 3 sessões:  uma para organizar a cômoda do bebê, outra para organizar as roupas das crianças e uma terceira para os brinquedos. Espero que gostem e que façam em casa. De pouco em pouco, fica tudo em ordem. Aproveite as férias para colocar em prática e para envolver os pequenos nas tarefas!

1) Organizando a cômoda do bebê

Quando seu bebê chegar, pense que você já vai ter muito trabalho pela frente, por isso facilite sua vida onde puder. Deixe na primeira gaveta da cômoda tudo que você mais usa no dia a dia: fralda, paninho de boca, pomada, chupeta, remedinhos, algodão, lencinhos umedecidos e por aí vai. Para não deixar tudo “solto” use e abuse de caixas. Mas não precisa sair gastando mais dinheiro do que você já gastou até agora. Adoro usar o que tem em casa mesmo: a tampa de uma caixa de presente se transforma no porta fraldas (veja na foto a forma de colocar para ocupar menos espaço), uma caixinha que tenha vindo um sapatinho fofo agora armazena os remedinhos, uma caixinha que veio com as chupetas vira porta cotonete…  Claro, se você quiser comprar, ótimo, fica mais uniforme. Mas existe solução para organização dentro de casa mesmo. Use a sua criatividade.

 

19421842113593562_ecNMIAYA_f

 

Nas outras gavetas da cômoda você vai então colocar as roupinhas. Uma sugestão é colocar em formato de “cascata”. Veja na foto para entender melhor. Esta é uma ótima opção para saber o que tem dentro da gaveta sem precisar tirar a de cima e ver a de baixo. Se não…. já vira bagunça! Repare que as de manga longa ficam com as manguinhas dobradas para cima. Assim, você também sabe se é manga longa ou curta sem precisar manusear a roupa (e bagunçar a gaveta!)

IMG_8796-26

 

2) Organizando as roupas das crianças

Ufa, como eles crescem rápido! E como “perdemos” roupinhas rápido. Minha 1a sugestão é separar as roupinhas:

> O que não cabe mais;

> O que está em uso;

> O que ainda não serve

Feito isso, use caixas para guardar as roupas. Do jeitinho que você separou. Para melhorar ainda mais a organização, pegue uma folha de papel ou etiqueta e escreva o tamanho das roupas que tem dentro daquela caixa. Quando precisar guardar o que não serve mais, já sabe em que caixa colocar e quando precisar pegar roupinha nova, já sabe onde está.  Deixe ainda uma caixa vazia dentro do armário para você ir colocando as roupinhas que não cabem mais. Um belo dia você vai pegar uma calça na gaveta e quando tentar vestir seu filho vai perceber que virou bermuda. Já coloca dentro dessa caixa. Livra espaço na gaveta. Quando a caixa estiver cheia, guarde em outro local. E assim vai. Importante: nunca guarde roupa suja. Ela vai amarelar e nunca mais sair. Coloque para lavar e passar antes de guardar. No próximo baby ou quando for dar para alguém, você não terá trabalho algum.

575405289860611266_9siaZWnV_c

Ah, se você tem pouco espaço use os sacos a vácuo. Amo também. Ajudam muito na organização. Faça o mesmo processo que descrevi acima com as caixas. Eu tenho uns 10 em casa empilhados na parte de cima do armário. Maravilha!

saco+a+vacuo+para+roupas+grande+100+x+70+sao+jose+do+rio+pardo+sp+brasil__9A0D80_2

3) Organizando os brinquedos

Antes de mais nada faça a triagem e limpeza dos brinquedos:

Os que estão quebrados;

Os que não se usam mais;

E os que continuam em jogo.

Isso já diminui e muito a quantidade de brinquedos. Vale a dica de envolver os pequenos neste processo, pois além de criar o senso de doação e desapego evita o chororô posterior e aquela história de “onde está aquele carrinho que eu adoro, mamãe?” Feito isso, minha sugestão é usar caixas organizadoras para separar os brinquedos. E aqui vale tudo: caixa transparente, balde de plástico colorido, caixas de tecido e até sapateira (veja na foto que legal!).

 

img41o-1

 

f5cc075ab3ababb74a3027c633096838

O importante é criar “estações” para os brinquedos. Se você conseguir usar caixas dos mesmos formatos e cores, fica ainda mais bacana a organização (visualmente falando).Uma dica que AMO: alguns brinquedos que não estão mais em uso são um trambolho para guardar. Tente desmontar ao máximo e colocar dentro de uma caixa. Para não perder as peças, una com filme plástico. Além de deixar o brinquedo “firme” para guardar, ainda “escolhe” para caber dentro da caixa. Essa dica é valiosa!!

foto 006

E ai? Vamos colocar em prática?

Se ficar com preguiça ou se precisar de ajuda, chame a Pratik, minha empresa de organização. Será um prazer ajudá-la!

Um beijo,

Milena Barcellos

4 pensamentos em “Organize o quarto das crianças e ganhe tempo

  1. Realmente sao dicas bem valiosas. Estou sempre a procura de dicas para isso, mas essas foram as melhores.

    Parabens, Milena!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s