Home

Em véspera de Dia de Ação de Graças, todas as noites estou fazendo um longo agradecimento com as crianças, a todas as coisas boas que aconteceram naquele dia.

É engraçado porque nessa época do ano, com estas festas de família que trazem um significado tão bonito por trás, é quando mais ficamos estressados, esgotados. Eu mesma, que nem tenho minha família toda aqui, fico querendo arrumar a casa. Essa época combina com casa arrumada. E assim ontem fiquei 5 horas arrumando, só a sala. No fim do dia, estava exausta. Além do trabalho e da poeira, o que me cansava era o sentimento de impotência e frustação. Porque uma casa com 2 crianças e 2 bichos, já viu.

Foi pensando e sentindo tudo isso, que fui no lindo blog, Hands Free Mama. E encontrei um texto que me deu um grande alívio.

O que segue é a minha versão. Não necessariamente a tradução. O original está aqui.

Receita para as festas de final do ano

Para cada respiração ofegante, dê dois minutos de gargalhada.

Para cada impaciente “anda logo”, solte um relaxado “fica tranquilo, sem pressa”.

Para cada preocupação sobre o aspecto da sua casa, pense num amigo que te faz lembrar que a sua decoração não é o motivo pelo qual você é amado.

Para cada ressentimento que você leva com você, segure um ato de perdão.

Para cada reclamação, seja grato por duas bençãos.

Para cada minuto que você passa segurando um dispositivo eletrônico, tenha 10 minutos segurando um jogo de cartas, um instrumento musical, ou a mão de alguém que você ama.

Para cada obrigação que você cumprir, faça uma dança espontânea no meio da cozinha.

Para cada item novo que comprar para sua casa, faça uma oferta de tempo, talento, dinheiro ou gentileza no coração de quem precisa.

Para cada pensamento agressivo que tiver sobre um motorista no trânsito, dê um sorriso para um estranho.

Para cada discussão em família, dê um abraço coletivo.

Para cada momento gasto criticando seu corpo, faça um agradecimento a essas mãos que carregam o peso, não importa o quão pesado esteja.

Para cada momento onde você oferece o presente de estar inteiro para aqueles que você ama, faça disso uma memória para toda a vida.

Com as mãos abertas, os olhos abertos e o coração aberto, esse final de ano pode ser diferente de todos os outros.

Porque agora você sabe que este dia não precisa ser perfeito – nem de longe.

Este dia não é sobre fazer um peru perfeito… ou tirar fotos perfeitas de família… ou limpar o chão até que ele fique brilhando. Este dia é sobre reunir as pessoas com nosso confuso e imperfeito coração, no esforço de fazer memórias felizes viverem para sempre.

Quer você siga essa receita ao pé da letra, ou troque alguns ingredientes, o resultado vai ser o mesmo. Pela primeira vez, você vai colocar a cabeça no travesseiro depois da festa e não vai reavaliar aquele casal que se separou… você não vai pensar em como aquela farofa podia ter sido melhor… você não vai ter nada para dizer sobre a maneira que estavam ou não estavam vestidos. Porque agora você sabe que precisa abrir mão do que não é importante para agarrar aquilo que realmente importa.

Pela primeira vez, em muito tempo, você vai colocar a cabeça no travesseiro e pensar “Hoje eu provei o lado mais doce da vida.”

E aquele imperfeito, bagunçado coração batendo dentro de você vai sentir paz, vai ficar cheio – completo.

Para agarrar o que importa, é preciso soltar o que não importa. Graças a Deus, nunca é tarde demais para tentar essa receita para uma vida mais doce.

Meus amigos, as festas de fim de ano podem ser estressantes. E para alguns, esta temporada de festas é especialmente difícil. Alguém está faltando. As circunstâncias mudaram. O stress está alto. Mas você ainda está aqui. Enquanto você ainda está respirando, a sua bondade ainda está aqui. Use esta receita vai aumentar suas chances de experimentar esses momentos de bondade. Sinta-se livre para modificar a receita de acordo com suas circunstâncias. Só não esqueça de soltar tudo aquilo que não é importante, ou tudo aquilo que já passou.

Desejando um Thanksgiving e um Natal cheio de luz,

Cris Leão

dois natal antes que eles crescam

9 pensamentos em “Receita para as festas de fim de ano

  1. Cris, acompanho o Antes que eles cresçam e sempre me identifico com os posts, mas esse realmente me tocou, principalmente quando falas sobre a época em que estamos mais estressados e cansados, me sinto assim!
    Mas estava lendo o texto e sorrindo e tenho esperança que esse vai ser um fim de ano diferente!
    Obrigada por suas palavras! Bjs

  2. Obrigada por compartilhar esse texto tão inspirador! Ótima receita, vou testar! Feliz dia de ação de graças pra vc tb!

  3. Antes de ler esse lindo texto, estava profundamente triste por tantos acontecimentos: meu querido sobrinho com um diagnóstico de asperger, minha irmã casando e não convidando nossa familia, q é sempre tão presente, um aborto espontâneo q sofri, de um bebê q quero há anos…enfim, tudo isso dando voltas na minha cabeça, mas aí leio isso, e de repente, as com vão ficando claras, e os nós precisam se desatar, por isso, obrigada Cris, pq hj vc ajudou uma pessoa a sair do fundo de uma caverna, q é onde eu me sentia…gratidão ♡

    • Sinto muito por toda essa tristeza que está passando. Fico feliz de saber que o texto ajudou de alguma forma a apontar a luz. Desejo um final de ano cheio de amor e um ano novo cheio de boas novas. Que a energia dessa época do ano possa abastecer seu coração de alegrias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s