Home

No meio da mudança de escolas, o João fez 9 anos e claro que não dava para passar em branco. Fomos para a Universal pela primeira vez. Mas eu adoro festas, então não dava para não chamar os amigos dele para cantar parabéns.

Todo ano, desde o primeiro aniversário, eu quero acertar tanto, agradar tanto (a ele e aos convidados) que fico completamente exausta. Antes, depois e, o que é pior, durante também.

Na festa do ano passado, preocupei tanto com a comida, com o lugar, com a decoração que no fim da festa quase chamei a ambulância para voltar para a casa (inclusive para ajudar a carregar as muitas sobras). Fora que, para decorar bem, ou você tem muita ajuda, ou é muito trabalho. Normalmente, na hora que os convidados estão chegando, você ainda está ali na função. Ou pior, os convidados chegam e você começa a lembrar de coisas que ainda tinha para fazer.

A festa dele de 7 anos, eu acordei as 5h da manhã para começar a arrumar. E na hora da festa, 1 da tarde, eu estava exausta. Só que eram mais de 30 crianças para almoçar. Falando assim parece mesmo uma burrice muito grande. Mas a verdade é que, a armadilha é grande. Pelo menos para mim sempre foi. A ideia da festa vai crescendo, junto com a lista de convidados.

Nesse ano, eu fiquei inspirada pela praticidade americana, resolvi fazer diferente. Vi um filme (muito bom por sinal) Motherhood onde a mãe está com crise existencial, está com um trabalho importante para entregar no dia, e no fim da tarde, como quem corta a unha do pé, ela faz a festa para a filha, dentro do apartamento. Claro, comprando tudo pronto. E sem se cobrar. Criança quer é ver os amigos e ganhar os presentes. A gente sabe disso.

Nesse ano aqui, fui em festas deliciosas. E algumas bem simples de produzir. Teve uma que só tinha morangos (Porque a aniversariante ama e ajudou o pai a colhê-los numa fazenda, ou seja, tinham significado. Além de serem deliciosos) e cupcakes para a hora do parabéns – que não dá trabalho nem para cortar e servir no prato.

Não consegui aderir ao cupcake para o aniversário, porque o bolo repartido tem uma simbologia importante e bonita. Mas deixei de lado a dor de cabeça de tentar fazer uma festa perfeita. E como peça de significado, claro, pão de queijo.

Marquei a festa para uma quinta feira depois da escola. Não reservei espaço no parque (porque precisa pagar e já tinha gastado com a viagem). E com isso não dava para pensar em decoração porque eu não tinha certeza de onde exatamente seria a festa. Poderia ser num mesa grande, pequena, embaixo de uma árvore.

Não interessa. Criança de 9 anos gosta de correr. E claro, tinha que ter um bolo para cantar parabéns.

O que comprei de utensílios:

Jogo de festa do Ikea – bem baratinho

ikea antes que eles crescam

Jogo de 6 copos U$0,99 centavos (comprei 2 jogos)

06 pratos U$0,99 (comprei 2 jogos)

Embalagem com 30 guardanapos U$1,99 (comprei só um afinal criança lambe os dedos)

A comida que foi servida:

Pão de queijo (Fiz minutos antes então cheguei no parque com ele quentinho. Todo mundo amou!)

Uva e blueberries (Eram as frutas da época)

3 chips saudáveis (Naturais, sem conservantes, etc)

Bolinhos de amêndoas

O bolo da festa: Cheese cake

As únicas coisas que eu fiz:

Palito de tomate com queijo (ajeitei na hora mesmo. Para cada palitinho, um tomate cereja e um queijo mussarela- aquele de bolinha)

Guacamole

Hummus

Bebidas? Essa parte também foi boa porque como só chamei as crianças da escola Waldorf não precisei me preocupar já que só bebem água. E a escola tem a política de cada criança sempre andar com sua garrafa de água e reabastecer no bebedouro. (para evitar lixo com o uso de copos) Então levei só duas garrafas de chá gelado para as mães.

As crianças passaram a festa inteira correndo e brincando na grama. Eu e as mães colocamos a conversa em dia e comemos quase tudo. Quando a festa acabou, a melhor parte foi que quase tudo era embalagem reciclada, eu joguei ali mesmo e me senti muito bem por fazer uma festa e gerar tão pouco lixo. Voltei para o carro com apenas uma caixa com algumas sobras. Festa assim, dá para fazer até 2 vezes por ano.

Ah, não tirei fotos da festa. Uma pena, mas na hora estava tão feliz de ver todo mundo que nem lembrei. Tudo bem. As memórias doces da vida, a gente guarda no coração.

Quer ver mais dicas práticas para festa de aniversário? Clique aqui e aqui. E divida com a gente suas dicas de como fazer uma festa de aniversário sem perder o fôlego para a hora do parabéns.

Por Cris Leão

16 pensamentos em “9 anos depois, eu aprendi a fazer festa de aniversário para crianças

  1. Cris, e quem se mudou pra cá há menos de um ano e a filha ainda não vai na escola? Ou seja, não temos amiguinhos para convidar… Vc tem alguma sujestão??!! Beijos!!

    • Oi Natália, tem um lugar muito gostoso que chama Color Me Mine. É um lugar de pintar cerâmica e eles fazem festas pequenas. Então de repente podem ir só vocês 3, leva um bolinho para cantar parabéns e brincam juntos de pintar cerâmica. Dá uma olhada no site deles: http://southmiami.colormemine.com/
      Fora isso, se for só vocês 3 mesmo, pode ser legal ir no Museu Vizcaya tomar um chá a tarde. Não sei se conhece mas é um palácio antigo. O dono era um super milionário e mandou trazer quase tudo da Europa. Então é meio que um ambiente de contos de fadas. Um programa diferente e especial. Para ficar na memória. http://www.tripadvisor.com/LocationPhotoDirectLink-g34438-d130345-i75118980-Vizcaya_Museum_and_Gardens-Miami_Florida.html
      Outra dica é fazer uma viagem curta para Naple. Essa época é baixa temporada, dá para achar hotel bem barato. Com vista para o mar e melhor, o sol se põe no mar lá. Um belo cenário para cantar parabéns. E comemorar de um jeito especial saindo da rotina.
      Última sugestão, faz um bolo bem delícia ou compra um bolo bem delícia e dá para ela de presente um bicho de estimação. Ficar sem amigos é bem chato. E um bichinho ajuda muito as crianças a trabalhar os sentimentos. Tem um monte precisando de casa. É só ir numa loja Petco ou procurar no site da Human Society. Beijo e parabéns pra filhota!

  2. Adorei essa materia pois me identifiquei com o trabalhao que è fazer festa. Eu adoro, planejo com meses antes, tenho ate um livrinho de anotaçoes de festas e nessa ultima do Eduardo q fez 7 anos, foi tudo perfeito e delicioso. Como sempre, eu corro para um lado, faço isso, faço aquilo e vi no olhar de todos que a festa foi do jeitinho que esperavam. Eduardo feliz com os amigos bagunçando pela casa.
    A proxima festa è a minha, 37 anos em Janeiro e o bailinho de garagem ta na programação.
    Parabens por dividir as experiencias. Adoro!

  3. Tb sou dessa linha. Acho que as festas de aniversário grandes e super organizadas são para os pais e amigos dos pais, que acabam esquecendo que o aniversário é da criança.
    Meu bebê ainda está na barriga (estou de 7 meses e meio) e fiz uma festa pra descobrir o sexo e um chá de fraldas. Nas duas ocasiões juntei forças com as minhas mães e irmãs e o resultado foram duas comemorações com pessoas que amamos e cheia de carinho.
    Na primeira servi apenas pastas com pães, cachorro quente preparado em casa e torta de palmito e um salpicão feito pelo maridão. Na segundo comemoração fiz potinho com morango e uvas e espetinho de frutas, biscoito de polvilho, suspiro, torta de bacalhau feita pela tia, bolo e pão de metro. Tudo uma delícia.
    Parabéns pela iniciativa. bjs

    • Júlia, li esse comentário na hora do almoço (antes de comer) e me deu uma fome louca! Que delícia de cardápios. Maridão que faz salpicão é tudo de bom tb, hein? E parabéns pelo bebê!

  4. Cris, acabei de ler seu post e resolvi minha vida! Meu filho vai fazer 8 anos e estava planejando um super festa, com lembrancinhas para as crianças e mães, super decoração, etc. Ocorre que estou sem verba kkkk. Aí estava justamente pensando nisso, que ano passado fiz uma festa do estilo da sua, depois da aula, eu mesma peguei as crianças na escola e depois as mães vieram buscá-los. Sem super decoração e sabe o que ele me disse? foi a melhor festa da minha vida!! todos de uniforme, mochilas no canto. Então estava pensando agora de pouco, quer saber, vou fazer como ano passado. A festa é dele e ele quer brincar com os amigos e só! E abri o facebook e li um post seu, e entrei na página que fazia um tempo que não entrava e dei de cara com esse post! Obrigada! Acho você sensacional! Parabéns pelo blog!

      • Olá, minha filha vai fazer 8 anos e pensei em fazer uma festa assim, só para crianças nas parte da tarde. Mas fiquei com uma dúvida, como entreter as crianças? Obrigada. Abraço.

      • Oi Luciana, como diz minha amiga terapeuta “se com 8 anos as crianças não conseguem se entreter sozinhas, essas crianças vão morrer de tédio na vida adulta”. Esquecemos que as crianças só precisam de amigos! Eles criam suas próprias brincadeiras. E no fim, gostam muito mais assim! Pode acreditar. Claro, você pode levar bola, bolinha de sabão, skate se tiver onde andar, esses brinquedos de parque. Um abraço e boa festa!

  5. Minha filha vai fazer 8 anos, estou em duvida em festa do pijama ou uma baladinha só para crianças. O chato é que minha filha faz aniversário dia 31/12, isso mesmo, virada do ano, é uma data ingrata para festas, a maioria está viajando, e fazer alguns dias depois o pessoal geralmente esta cansado de festas. Pensei em fazer a festa do pijama no dia 30 e cantar parabéns de manhã, que já será dia 31. Estou com muito medo dos convidados não irem por estarem viajando, medo de acabar deixando minha filha sem festa.

    Me ajudemmmmmm

    O que acham da minha ideia??

  6. No aniversário de 2 anos da minha filha, fiz cachorro quente, suco e bolo. Chamei só os familiares que realmente convivem com ela e enchi algumas bolas. Ela não ficou assustada como na festa de 1 ano e ficou super feliz de ter as pessoas que ela mais ama juntas ali. Ela corria, pulava… ficou super a vontade. Foi bem legal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s