Home

A gente cresce e não tem mais aquela janta gostosa em casa feita pela mãe. A gente cresce e não tem mais colo. Passa a ser o colo. Aí bate aquela vontade de voltar para trás, mas não dá. Também não dá para ignorar que as crianças precisam que você fique bem, para que elas fiquem bem. E só de pensar nisso, você fica pior ainda.

É difícil ser adulto. É difícil educar crianças. Mas um dia desses, ouvi uma frase simples que chegou cheia de magia para mim. Essa frase me fez pensar diferente e sair desse espiral de cansaço e reclamação. A frase que eu ouvi foi: “está tudo bem”. E como um mantra, se repetindo na minha cabeça, ela foi para o meu coração e me fez lembrar de quando no auge das paixonices dos 20 anos, eu sofria de amor e minha amiga Carol me abraçava e falava: está tudo bem. Ou de quando eu fui menos amiga do que deveria ter sido e pedindo desculpa pelo erro, pela distração, morrendo de medo daquela amizade acabar ali, olhei para o outro que dizia: está tudo bem.

E nessa epifania me dei conta de que precisamos trazer mais essa frase para a nossa vida. Falamos sempre isso para nossos filhos quando eles se machucam, quando o amiguinho faz uma coisa chata, quando eles não conseguem o que queriam. Então por que não falar também para nós mesmas? Por que não nos dar aquele abraço, aquele olhar, essas palavras: “está tudo bem”. Funciona assim: Não aprendeu a cozinhar porque sempre foi focada na carreira, mas agora com família sente falta de surpreender a todos com um prato lindo? Está tudo bem, tenho certeza que sua família vai preferir muito mais ter a sua companhia de forma agradável, do que ter um prato elaborado que te fez queimar a mão, gritar e, no fim, sentar exausta e brigando com tudo mundo porque não estão valorizando seu trabalho. Simplifica. Busca a seguinte receita “pronto em 20 minutos”. Ou com esse calorão de meu Deus, pegue uma bela receita de salada (tudo cru mesmo). Olha como verdura crua é lindo! (Fonte: Raw Vegan Blonde – depois dá uma olhada no Instagram. Um trabalho lindo super inspirador para uma vida mais saudável e bonita)

Colourful-Veg antes que eles crescam

Purple-and-White-Kale antes que eles crescam

Não acredita que criança gosta de salada? Olha minha filha devorando o pimentão.

leli pimentão antes que eles crescam

E tudo bem, você ainda tem tempo de sobra para aprender o que quiser na vida. Se (como eu) você tem um filho que está em uma escola que você não gosta, porque a escola é puxada demais e seu filho está tendo pouco tempo para ser criança, tudo bem. Existem as férias, os feriados, os finais de semana para isso mesmo. Quando der, você coloca ele em outra escola. O que vai adiantar ficar nervosa com isso? Se a escola é puxada, em casa o clima precisa ser outro. Então respira fundo e repita: está tudo bem. Sua vida não está perfeitamente do jeito que você queria? Seu corpo não está do jeito que você queria, sua alimentação, sua rotinha, sua conta bancária, sua família, sua lista enorme de exigências? Tudo bem. Igual organizar a casa, não adianta você acordar e achar que vai conseguir fazer tudo em um dia. Para fazer bem feito, é preciso escolher uma parte da casa, ou até mesmo um armário, uma gaveta. Na sua vida também. Então pergunte a si mesmo o que não está bom, o que está te deixando infeliz. (Como já disse aqui.) E quando tiver a resposta do que precisa mudar, vá um passo de cada vez.

Reclamar da vida muitas vezes se torna um hábito. E quando vê, está reclamando quando está muito quente, quando está muito frio. Quando tem pouco trabalho, quando tem muito trabalho. O pior de reclamar é que essa nuvem cheia de raios que fica em cima da sua cabeça, muitas vezes tampa a vista da paissagem e você nem vê que o dia está lindo.

“As coisas lindas são mais lindas, quando você está”

Faça o exercício de olhar a sua volta, dentro da sua casa, no jardim, na sua rua. Concentre seus olhos para reparar a beleza. Vai ver a surpresa que é encontrar coisas que nem sabia que existiam, mas estavam sempre ali. E não tem problema se essa for a primeira vez que se sentir feliz com a vida do jeito que ela é, está tudo bem.

Seja uma mãe carinhosa – com você mesma.

“Quem eu estou me tornando importa mais do que a pessoa que eu já fui. Hoje importa mais do que ontem.” (Hands Free Mama)

Quem disse que pessimismo é realismo? Quando ficar na dúvida e precisar de uma notícia boa, clica aqui.

E quando estiver tudo muito complicado, lembre-se da máxima: menos é mais.

Um abraço, Cris Leão

13 pensamentos em “A vida é o que acontece quando você para de reclamar.

  1. Lindo texto! Voltado para todos. Não só para mães. Daqueles textos eu temos de ler de vez em quando para nos lembrar que esta tudo bem! 🙂 Que está tudo como deve estar.

  2. Amei o texto, me fez refletir. Ultimamente ando cansada e estressada e as vezes me pego irritada com algumas coisas que não são como eu gostaria que fossem (como por exemplo ter tantas coisas pra fazer e tudo acabar sobrando pra mim) mas eu me sinto feliz, eu estou vivendo uma coisa maravilhosa que é ser mãe e mesmo sentindo falta de um colo e de um cafuné de vez em quando eu amo ser o colinho da minha filha e fazer carinho nela, amo cuidar, sei que nasci pra isso. Eu fico cuidando dela e da casa (e ainda tem o fantasma do trabalho me atormentando, me lembrando que em breve terei que voltar da lic. maternidade e deixar de ver minha filha o dia inteiro) e me sinto muito cansada, mas aí eu abraço minha menininha e sinto aquele pesinho gostoso, aquele corpinho pequeno e frágil e dependente e todo aquele amor que não cabe no meu peito… Aí eu lembro que sim, está tudo bem, vai ficar tudo bem.

    Beijos!
    http://www.baudabijou.com.br

  3. Lindo texto Cris. Como é necessário a gente tomar consciência que reclamar não leva a nada. Serve para todas as idades:) beijos, saudades.

  4. Pingback: A MÃE E A VIDA QUE ACONTECE | Enciclopédia Materna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s