Home

O dia das crianças está chegando. Hoje de manhã passou pela minha cabeça a alegria e o privilégio que é ter crianças em casa.

Eu sei que a vida é uma correria danada. Outra dia uma amiga (muito sincera) me falou: Cris, eu fico lendo o seu blog, essa coisa de “antes que eles cresçam”. Posso te falar uma coisa? Eu não vejo a hora deles crescerem. (quem nunca?)

Criança dá um trabalho danado. Essa semana a Maria Teresa está com medo e veio para a nossa cama toda noite. Eu já tenho quase 11 anos de mãe, gente. Essa coisa de noite mal dormida cansa.

Mas pare um pouquinho para pensar.

O passeio de bicicleta, quando o João era bebê, era acompanhado pela música que a gente cantava: “O João vai no banco, o papai vai na cadeira, isso até parece mas não é brincadeira.”

Assistir televisão cansada e desmontada no sofá passou a ser acompanhada. Agora eu tenho um de cada lado, mais um cachorro e um gato no cantinho que couber.

Quem é que ia voltar a jogar jogos de tabuleiro com quase 40 anos de idade?

As fases da vida passam mas o que fica na memória é o tanto que a gente se divertiu. Não estou falando de ser irmão, colega, melhor amigo do filho(a) o tempo todo. Não é isso. O que estou falando é: decidir ser feliz e ser feliz com os filhos.

O privilégio de ter crianças em casa é ter um jantar onde não se discute política, nem economia, nem o preço absurdo das coisas no supermercado. Ter criança em casa é ter um jantar onde você fica sabendo da brincadeira da hora do recreio, da piada de rachar o bico, do sonho de alguém que ainda está muito novo para se quer duvidar do sonho.

O privilégio de ter uma criança em casa é conviver em um ambiente onde não existe competição. Exceto a competição para ver quem vai tomar banho mais tarde. Ou quem fica de que lado no banco do carro.

O privilégio de ter uma criança é lembrar que um dia já se foi criança. E resgatar aquela criança no pensamento. Fazer com que ela sinta orgulho do adulto que você se tornou. Ou se for preciso, fazer com que aquela criança – que um dia foi você – te ensine, mais uma vez, o que é que você precisa para ser feliz.

Bom dia das crianças para todo mundo!

Que seja um dia cheio de bom humor, leveza, brincadeiras – como são as crianças.

“Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre a procura de companheiros para brincar.” – Rubem Alves

Lembrando que a alegria da criança com um brinquedo novo dura menos tempo do que você precisou para ler esse texto. Então, ao invés de brinquedos, dê momentos divertidos. Essas são as coisas que elas vão guardar para sempre.

Cris Leão

5 pensamentos em “Esse dia das crianças também é seu. Aproveite!

  1. Maravilhoso, como todos textos lidos até hoje! Compartilho teus textos, pois compartilho teus ideias, esse mundo magnífico, imprevisível e mágico que estamos inseridos não é pra qualquer um, só quem é pai ou mãe entende!! Obrigada mais uma vez pela bela leitura! Bjos e Feliz dia das crianças, junto aos teus. ❤

  2. Obrigada Cris! Eu aproveito muito sim! O dia é nosso e eu ainda por cima comemoro o aniversário do meu pai. 12 de outubro sempre foi uma data muito feliz e há muito tempo é o dia também em que somos brindados por flores das orquídeas que meus pais cultivam em seu quintal! O mundo sempre nos brinda no Dia das Crianças!

  3. Adorei esta reflexão! Minha criança Interior agradece o resgate !!! E con certeza meus filhos tb agradecerão! !!!😁😀😍

  4. Eu acho que ter crianças é um exemplo típico do que o Papert chamava de hard fun. Como você diz é um privilégio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s